PAUTA – 1º. Encontro – Professores Alfabetizadores
PNAIC
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Local: DRE Pirituba – Sala 18 –
10/05/2013 – 19h às 23h
- Apresentação das orientadoras Érica e Regina
- Dinâmica de apresentação do grupo e resgate de
memórias de alfabetização
* Você se lembra do seu professor alfabetizador? Se
lembra de suas técnicas? Se lembra como aprendeu a ler e escrever? Quais
professores marcaram a sua vida? Como você se vê enquanto alfabetizador?
- Leitura deleite: “Foram muitos os professores” –
Bartolomeu Campos de Queiroz
- Levantamento das expectativas.
* O que você sabe sobre o pacto? O que você espera
dos encontros?
- Dados – estatísticas sobre o analfabetismo
- DRE Pirituba: número de classes – 181 (1º. ano),
174 (2º. ano) e 175 (3º. ano)
SME: número de classes – 1.714 (1º. ano), 1.654
(2º. ano) e 1.638 (3º. ano)
- O que é o PNAIC/ o Que o PNAIC não é:
* Compromisso assumido pelo Governo Federal,
Distrito Federal, Estados e Municípios: que as habilidades básicas de leitura e
escrita sejam consolidadas nos três anos iniciais/ aos oito anos de idade/
ampliando as referências culturais e as práticas de letramento – DIREITO DE
APRENDIZAGEM
“Aos oito anos de idade, as crianças
precisam, portanto, ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o
domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções
ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos” (Caderno de Apresentação –
PNAIC – p.8).
* Constituição do Programa: formações, materiais
pedagógicos, orientações e avaliações (Provinha Brasil);
* Estrutura do curso de formação (ano): encontros
mensais (80 horas) + seminário (8 horas) + estudo extrassala (32 horas) = 120
horas/ Certificação: frequência de 75% + planilhas de acompanhamento + tarefas
das unidades + autoavaliação + relato de experiência no Seminário Final do
Programa; 2 anos de curso, certificado expedido pela UFSCAR (pontuação: 0,5
cada ano), ajuda de custo (R$ 200,00).
* Objetivos da formação: entender a concepção de
alfabetização na perspectiva do Letramento; aprofundar a compreensão sobre
currículo; compreender a avaliação no ciclo de alfabetização; desenvolver
estratégias de inclusão; planejar o ensino na alfabetização; criar um ambiente
alfabetizador; entender as relações entre consciência fonológica e
alfabetização; compreender a importância da literatura nos anos iniciais;
conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de
apropriação do sistema de escrita alfabética; analisar e planejar projetos e
sequencias didáticas.
* Atividades permanentes: leitura para deleite;
tarefas de casa; socialização das atividades; planejamento de atividades;
estudo dirigido de textos.
* Estrutura dos cadernos de formação (unidades):
iniciando a conversa/ aprofundando o tema/ compartilhando/ aprendendo mais.
* trabalho em espiral
- DIREITOS DE APRENDIZAGEM em Língua Portuguesa
(página 32, livro azul; página 30, livros laranja e verde)
- Para casa: leitura de
“Currículo no ciclo de alfabetização: princípios
gerais” (página 06 – livro azul) - professores do
primeiro ano
“Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o
direito de aprendizagem a todas as crianças” ( página 06 – livro laranja) - professores do segundo ano
“Ponto de partida: currículo no ciclo de
alfabetização” (página 06 – livro verde) - professores
do primeiro ano
“Concepções de Alfabetização: o que ensinar no
ciclo de alfabetização” (página 16, livro azul) - professores
do primeiro e segundo ano
“Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano
do ensino fundamental” (página 13, livro verde) - professores
do terceiro ano.
Onde encontrar: caderno azul (http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf), caderno laranja(http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_1_MIOLO.pdf) e caderno verde(http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_1_MIOLO.pdf).
- Planejamento do próximo encontro: leituras citadas
acima/ encaminhar dúvidas e sugestões para e-mail reginacola.pacto@gmail.com
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