domingo, 12 de maio de 2013

PAUTA – 1º. Encontro





PAUTA – 1º. Encontro – Professores Alfabetizadores

PNAIC

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
 

Local: DRE Pirituba – Sala 18 – 10/05/2013 – 19h às 23h

 

- Apresentação das orientadoras Érica e Regina

- Dinâmica de apresentação do grupo e resgate de memórias de alfabetização

 

* Você se lembra do seu professor alfabetizador? Se lembra de suas técnicas? Se lembra como aprendeu a ler e escrever? Quais professores marcaram a sua vida? Como você se vê enquanto alfabetizador?

 

- Leitura deleite: “Foram muitos os professores” – Bartolomeu Campos de Queiroz

 

- Levantamento das expectativas.

* O que você sabe sobre o pacto? O que você espera dos encontros?

- Dados – estatísticas sobre o analfabetismo

- DRE Pirituba: número de classes – 181 (1º. ano), 174 (2º. ano) e 175 (3º. ano)

SME: número de classes – 1.714 (1º. ano), 1.654 (2º. ano) e 1.638 (3º. ano)

 

- O que é o PNAIC/ o Que o PNAIC não é:

* Compromisso assumido pelo Governo Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios: que as habilidades básicas de leitura e escrita sejam consolidadas nos três anos iniciais/ aos oito anos de idade/ ampliando as referências culturais e as práticas de letramento – DIREITO DE APRENDIZAGEM

 “Aos oito anos de idade, as crianças precisam, portanto, ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos” (Caderno de Apresentação – PNAIC – p.8).

* Constituição do Programa: formações, materiais pedagógicos, orientações e avaliações (Provinha Brasil);

* Estrutura do curso de formação (ano): encontros mensais (80 horas) + seminário (8 horas) + estudo extrassala (32 horas) = 120 horas/ Certificação: frequência de 75% + planilhas de acompanhamento + tarefas das unidades + autoavaliação + relato de experiência no Seminário Final do Programa; 2 anos de curso, certificado expedido pela UFSCAR (pontuação: 0,5 cada ano), ajuda de custo (R$ 200,00).

* Objetivos da formação: entender a concepção de alfabetização na perspectiva do Letramento; aprofundar a compreensão sobre currículo; compreender a avaliação no ciclo de alfabetização; desenvolver estratégias de inclusão; planejar o ensino na alfabetização; criar um ambiente alfabetizador; entender as relações entre consciência fonológica e alfabetização; compreender a importância da literatura nos anos iniciais; conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética; analisar e planejar projetos e sequencias didáticas.

* Atividades permanentes: leitura para deleite; tarefas de casa; socialização das atividades; planejamento de atividades; estudo dirigido de textos.

* Estrutura dos cadernos de formação (unidades): iniciando a conversa/ aprofundando o tema/ compartilhando/ aprendendo mais.

* trabalho em espiral

- DIREITOS DE APRENDIZAGEM em Língua Portuguesa (página 32, livro azul; página 30, livros laranja e verde)

- Para casa: leitura de

“Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais” (página 06 – livro azul) - professores do primeiro ano

“Currículo no ciclo de alfabetização: ampliando o direito de aprendizagem a todas as crianças” ( página 06 – livro laranja) - professores do segundo ano

“Ponto de partida: currículo no ciclo de alfabetização” (página 06 – livro verde) - professores do primeiro ano

“Concepções de Alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização” (página 16, livro azul) - professores do primeiro e segundo ano

 “Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental” (página 13, livro verde) - professores do terceiro ano.


- Planejamento do próximo encontro: leituras citadas acima/ encaminhar dúvidas e sugestões para e-mail reginacola.pacto@gmail.com /

 

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